BLOG

Prática de Yoga Tibetano Lu Jong

O Yoga Lu Jong, ou Yoga Tibetano, é praticado há várias gerações pelos yoguis do Tibete. Esta prática traz inúmeros benefícios ao nosso corpo e mente.

lujong

Com origens em práticas Tântricas budistas, o Yoga Lu Jong tem uma história com mais de 2500 anos, altura em que se começou a expandir.

“Lu” significa corpo e “Jong” transformação, e assim esta transformação do corpo permite que melhoremos em vários aspetos a nossa saúde tanto física como mental.

Rezam as lendas que o Buddha apenas ensinou dois movimentos aos seus discípulos e que estes, com os ensinamentos que tinham e ao observar a natureza em seu redor conseguiram desenvolver toda a atual prática do Yoga Tibetano.

Foi através desta observação e da experiência por parte dos ioguis budistas que se criaram todos os movimentos existentes no Yoga Lu Jong. Os movimentos foram posteriormente divididos em quatro grandes grupos.

Os primeiros são os “Movimentos dos 5 Elementos” que nos ajudam a equilibrar o nosso corpo e a harmonizar todos os elementos, pois caso se encontrem em desarmonia a probabilidade de contrair doenças, desenvolver stress e desequilíbrios emocionais, é maior.

Os “Movimentos das 5 Partes do Corpo” fazem o segundo grupo e ajudam a cuidar das articulações e das costas, dando uma maior flexibilidade e possibilidade de movimentação ao corpo.

yoga

Com os “Movimentos dos Órgãos Vitais” temos o terceiro grupo, que tem como objetivo melhorar o funcionamento do nosso corpo, ajudando todos os órgãos vitais a funcionar e a fazer um eficaz transporte do oxigénio e do sangue.

Por fim, os “Movimentos das 6 Condições” fazem o quarto grupo e atenuam problemas como indigestões, retenção de líquidos e depressões ao mesmo tempo que apuram todos os cinco sentidos.

Nos dias de hoje, o grande transmissor e pioneiro desta prática ancestral é Tulku Lobsang Rinpoche médico, praticante assíduo e mestre em Yoga Lu Jong,

Contando com anos de história, o Yoga Tibetano Lujong traz diversos benefícios ao nosso corpoe mente sendo essencial uma prática diária para começar a sentir os efeitos desejados.