Os 5 elementos são essenciais para uma melhor compreensão da cosmologia Tibetana. Saiba de que forma o Yoga Lu Jong contribui para que estes elementos coexistam sempre em harmonia.
Os cinco elementos – espaço, terra, água, fogo e vento, são a base de todos os fenómenos e absolutamente fundamentais para uma total compreensão da cosmologia tibetana.
Se é verdade que todo o universo físico, incluindo os nossos corpos, é composto por estes elementos, é também um facto que todos eles estão associados a estados mentais e ao tempo.
Tal como tudo o que tem forma, também os elementos são indissociáveis e coexistem com relações de interdependência, ou seja, precisam uns dos outros e afectam-se constante e mutuamente.
Se cada elemento contém em si, as qualidades de todos os outros elementos, há sempre dois que dominam sobre os restantes e é aqui que reside a diferença entre eles. O elemento espaço, por exemplo, constitui-se como o equilíbrio perfeito dos outro quarto elementos.
Na realidade, a astrologia tibetana tem por base uma compreensão global dos padrões comportamentais dos elementos pois a composição dos elementos no nosso meio ambiente tem uma influência direta e imediata nos nossos corpos bem como nas nossas mentes.
Por essa razão, se soubermos qual é o elemento dominante, podemos escolher as nossas atividades de acordo com os seus padrões. Se trabalharmos ao ritmo da natureza e em perfeita harmonia com os seus padrões, temos uma probabilidade muito maior de sermos bem sucedidos no que estamos a fazer.
Por exemplo, os tempos do espaço e do elemento água são extremamente eficazes para a prática do Lu Jong. A prática de Lu Jong, quando regida por estes tempos, torna-se mais profunda e, consequentemente, ainda mais poderosa.
Cada elemento está associado a uma emoção positiva, quando se encontra no seu estado puro e em equilíbrio. Se o elemento estiver iludido e em desarmonia, manifestar-se-á um estado emocional negativo.
Da mesma forma, se estes elementos estiverem em harmonia no nosso corpo, o nosso sistema funciona bem e sem qualquer problema. Mas se por algum acaso, os elementos estiverem em desarmonia, o resultado é o aparecimento de uma desordem ou de uma doença.
A prática de Lu Jong estimula os aspetos mais puros dos elementos e a sua harmonia. E é precisamente por essa razão que o Yoga o Lu Jong cria e cultiva a saúde física, o equilíbrio mental e a paz interior.